Noticias

Brasil na mira das montadoras.

voltar

24/Nov/13 Brasil na mira das montadoras.

Shutterstock

Ao todo nove montadoras já se instalaram no Brasil após o governo lançar o Programa Inovar-Auto, que incentiva a fabricação de automóveis, a partir de benefícios, como a desoneração do IPI, em até 30%, para empresas que estimulem a inovação, pesquisa e desenvolvimento no país. Os números apresentados pelo Brasil falam por si: O país é hoje o quarto maior mercado de automóveis do mundo. O número de carros registrados no país quase dobrou nos últimos dez anos. Apesar de existir ainda alguma insegurança, com cerca de 3,6 milhões de novos registros por ano, o mercado brasileiro se tornou muito interessante para as montadoras.

Outro fator motivador para as montadoras se instalarem no Brasil é a questão da sobrevivência em um mercado tão competitivo, carros importados pagam taxas de até 30%, logo a produção no país se faz necessária para que os preços se mantenham competitivos.

Algumas montadoras que chegam ao país não pretendem que seus veículos sejam fabricados integralmente no Brasil, essas irão operar pelo sistema CKD (do inglês Complete Knocked Down), isso significa que os veículos são importados como kits completos e montados no país, é o suficiente para contornar as altas taxas alfandegárias. A Volks, porém pretende produzir a sétima geração do Golf, com lançamento previsto para 2015, integralmente no Brasil.

Outra tendência é a aposta no SUV compacto, a Daimler planeja fabricar o GLA; a Audi, o Q3; e a BMW deve produzir o X1 no Brasil. Segundo os especialistas essa aposta é motivada pela alta taxa de crescimento de vendas do segmento de SUV no Brasil ser de grande importância.

Essas novidades irão movimentar o mercado, trazer novas oportunidades e proporcionar evolução tecnológica ao mercado de reposição, por isso é importante estar atento e se antecipar.